Ler é Bom, Vai | O Touro Ferdinando, de Munro Leaf, e sua linda história!

Caso você seja dessas pessoas que se assusta com o livro de mais de 350 páginas, não se preocupe. Hoje o Ler é Bom, Vai! traz a história de O Touro Ferdinando, uma dessas histórias que ouvimos de nossa avó quando somos pequenos. Um livro com apenas 72 páginas, algumas frases e muitas coisas a ensinar.

A história foi lançada em 1935, nove meses antes da eclosão da Guerra Civil Espanhola. Não é de se espantar que tenha sido censurado no país e queimado na Alemanha nazista, uma vez que “incentivava o pacifismo”. Há quem dissesse inclusive, que se tratava de um livro de caráter esquerdista. Mesmo com tudo que prejudicava seu sucesso, O Touro Ferdinando se tornou conhecido mundialmente, recomendado por ninguém menos do que Gandhi e traduzido para mais de 60 idiomas. Três anos depois, a narrativa de Munro Leaf ganhava sua primeira adaptação em um curta produzido pela Disney.

Via Intrínseca

“Com mais de 80 anos de vida, o simpático Ferdinando continua em boa forma. Sua história não envelheceu um dia sequer, ainda hoje conquistando corações e inspirando o respeito pelas diferenças. Com uma narrativa singela, uma união perfeita entre as ilustrações e o texto de humor delicado, o livro conta a história de um touro que, apesar de seu tamanho e sua força, não tem interesse em lutar nas touradas. Tudo que ele quer é cheirar as flores e ficar quietinho no seu canto, mas às vezes o mundo à nossa volta não compreende aqueles que são diferentes da maioria.”

O que mais me encantou na simplicidade de Ferdinando, foi a maneira como ele escolheu enxergar o mundo. Independente da vontade da maioria ao seu redor, o touro não cedeu ao caprichos da sociedade e honrou seus desejos. Em meio a tempos de guerra, exílio e preconceito com os diferentes, saber que ainda há esperança para crianças é reconfortante. Descobri a história através da Editora Intrínseca, que para divulgar a estreia de mais uma adaptação para o cinema, me mandou um exemplar vermelho de capa dura. Lindo!

Em 4 de janeiro de 2018, O Touro Ferdinando irá aparecer em telas de cinemas de todo o país. Para aqueles cujo desenho fez parte da infância, é uma chance de relembrar os momentos sem complicações e responsabilidades. Para os novatos no universo de Leaf, é uma ótima oportunidade de aprender mais um pouco com os desenhos. Através de uma trilha sonora incrível e imagens que despertam emoção, o longa promete trazer a tona toda a alegria da história original.

O Touro Ferdinando contará com nomes como John Cena (Ferdinando), Kate McKinnon (Lupe), David Tennant (Angus), Gina Rodriguez (Una) e muitos outros no elenco. Para coroar a produção, o filme será dirigido pelo mesmo responsável por Rio e A Era do Gelo, o diretor Carlos Saldanha.

  • Muito Bom
4
Sending
User Review
3.13 (8 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *