Landman é a nova série original do Paramount+ realizada por Taylor Sheridan. Ele é o roteirista e produtor por trás de várias séries, incluindo Mayor of Kingstown, Tulsa King e sua franquia de sucesso Yellowstone. Nós vimos o primeiro episódio da série em um evento de pré-estreia em São Paulo e trazemos nossas primeiras impressões.
O piloto nos faz mergulhar no mundo da indústria petrolífera do Texas. Billy Bob Thornton lidera o elenco de Landman como Tommy Norris, um executivo que lida com as crises de uma gigante petrolífera e passa grandes perrengues em seu trabalho, incluindo ter que lidar com homens perigosos. Um dos problemas que ele está lidando nesse início da série envolve uma batida entre veículos, incluindo um avião da empresa que estava desaparecido. A cena acidente é deixada com corpos carbonizados e muitos pacotes – que parecem ser de drogas.
Essa situação não pode ser ignorada pelas autoridades, uma pratica que parece ser bastante comum para situações menos calamitosas envolvendo a empresa para qual Tommy trabalha. Esses problemas mais graves fazem com que Tommy precise lidar com Monty Williams (Jon Hamm), para que juntos descubram uma solução para livrar a empresa de problemas.
Separado de sua esposa, que está de férias com seu novo namorado, Tommy também precisa ficar com a filha adolescente, Ainsley (Michelle Randolph). A garota só pensa no namorado, um famoso jogador de futebol americano e em sua vida sexual, o que dá bastante dor de cabeça para seu pai. Enquanto isso, a vida de seu filho cruza com sua vida profissional, já que Cooper (Jacob Lofland) está começando seu primeiro dia de trabalho nos campos de petróleo, onde ele é endurecido por uma equipe experiente – escolhida a dedo por seu pai.
Além de nos apresentar ao protagonista e sua família, a série também dá grande destaque para os trabalhadores que estão ajudando Cooper. Eles são descendentes de mexicanos, que levam suas famílias inteiras para trabalhar com petróleo. Entre eles estão Armando (Michael Peña), Elvio (Alejandro Akara) e Luis (Emilio Rivera).
Considerando apenas o piloto, ainda não dá para ter certeza dos rumos que Landman tomará, mesmo porque personagens que aparentemente serão importantes, como Cami (Demi Moore), ainda nem foram apresentados. Um problema bastante óbvio desse primeiro episódio é que as personagens femininas, pelo menos as mostradas até agora, estão ali apenas para serem objetificadas – espero que elas ganhem algum desenvolvimento ao longo do caminho. No lado positivo, a série não tem medo de chocar e promete muito drama, regado de violência. Assim como seu trabalho em Yellowstone, Taylor Sheridan faz uma representação convincente do subterfúgio corporativo/político necessário para manter viva uma indústria americana vital.