Astronauta Astronauta

Astronauta | Crítica

Astronauta é primeira série brasileira animada da HBO, coproduzida pela Mauricio de Sousa Produções e destinada ao público adulto. A trama funciona como uma espécie de prelúdio para as histórias em quadrinhos do Astronauta e é dirigida por Roger Keesse e visualmente inspirada na Graphic MSP de Danilo Beyruth. A produção conta com seis episódios de cerca de 25 minutos, que mostram alguns integrantes da renomada Agência de Pesquisa Espacial Brasileira, a BRASA, desaparecendo durante uma misteriosa missão na Lua.

Esse desaparecimento faz com que estranhas visões comecem a perturbar Pereira, um astronauta recém afastado da organização, que não aguenta mais ficar sem respostas sobre o que o fez ir ao espaço originalmente. Ele vê no desaparecimento dos ex-colegas uma oportunidade de retornar e tentar compreender a estranha abdução que vivenciou cinco anos antes. O que ele não imaginava era que estava indo para uma armadilha criado por uma entidade alienígena capaz de colocar em risco não só sua mente, como também toda a humanidade.

Durante esse processo, é como se estivéssemos mergulhando de forma psicodélica na mente de Pereira. Seus pensamentos mostram seu desejo de ter mantido um relacionamento com a ex-namorada Ritinha, suas dúvidas sobre seu próprio potencial, o bullying que sofreu dos colegas na BRASA , entre outras coisas. Astronauta tem um tom um tanto quanto sério e seu maior foco é nas crises que Pereira sofre até que se torne o Astronauta.

O elenco de voz original, que conta com Marco Pigossi, como Pereira, Mel Lisboa na voz de Ritinha e Francisco Júnior traz a dublagem de General Alvez, faz um bom trabalho, porém, parece que as vozes não se encaixam perfeitamente na animação. Não é algo que chega a atrapalhar o espectador, mas que causa um certo estranhamento, pois parece que é algo feito para outra língua sendo dublado em português.

O estilo de animação, apesar de simples, é bonito e não tem nada a ver com outros trabalhos baseados no universo de Maurício de Souza, já que possui um tom muito mais sombrio e misterioso do que estamos acostumados. A decisão de lançar um episódio por semana é um ponto positivo. Nós vimos todos os episódios seguidos e, apesar da curiosidade de entender a fundo o que estava acontecendo e saber qual seria a resolução dessa trama, achamos alguns momentos cansativos.

Astronauta estreia na HBO no dia 18 de outubro e estará disponível na Max aos domingos.

3

Bom

Astronauta tem uma trama repleta de mistérios que prendem a atenção e uma parte visual muito bonita, porém alguns momentos podem ser cansativos.