Durante o último episódio do Podcast Oficial da Xbox, focado no futuro dos negócios da divisão de jogos da Microsoft, a presidente da Xbox, Sarah Bond, abordou o papel que o hardware desempenha no futuro do console.
Sarah Bond concordou com uma declaração anterior do chefe da Xbox, Phil Spencer, de que o hardware da Xbox permaneceria como a experiência principal para os jogadores, apesar dos planos da empresa de se tornar multiplataforma no futuro.
Bond insinuou que a Xbox tem “algumas coisas empolgantes saindo em hardware” que a empresa planeja compartilhar em breve. Mais interessante, Bond provocou um roteiro focado em hardware de próxima geração.
“E no que estamos focados é em entregar o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware, o que o torna melhor para os jogadores e melhor para os criadores e as visões que estão construindo”, explicou Bond no podcast.
Embora Bond não tenha especificado o que essa notícia de hardware implicaria, documentos vazados publicados no ano passado revelaram que a Microsoft planeja lançar atualizações de hardware tanto para o Xbox Series X quanto para o Series S este ano.
O upgrade da geração do Xbox Series X, com codinome Brooklin, é supostamente mais compacto que o modelo original e não possui um drive de disco, com 2TB de armazenamento interno e 16GB de RAM. Em contraste, o Series S atualizado, com codinome Ellewood, incluirá 10GB de RAM. Os preços para estes consoles, segundo rumores, permanecerão os mesmos.
Ao se tratar de um anúncio de console Xbox da próxima geração, essa é a primeira vez que a Microsoft anunciou publicamente que está trabalhando em um novo sistema de geração desde que os vazamentos de documentos foram publicados no ano passado. De acordo com um dos documentos, a Microsoft planejava lançar um novo console Xbox da próxima geração em 2028.
O upgrade de hardware também pode significar algo inteiramente diferente, que não seja uma atualização de geração, para a sua nona geração de consoles de jogos. A Microsoft esclareceu que deseja que seus jogos sejam experimentados em vários dispositivos, como dispositivos de streaming.
Os documentos vazados também revelaram que a Xbox estava explorando conceitos para alguns dispositivos diferentes, de um controle de uma mão e, o mais interessante de tudo, um dispositivo portátil, embora não esteja totalmente claro se é um dispositivo focado mais em jogos na nuvem como o Logitech G Cloud ou algo mais como um PC de jogos portátil como o Steam Deck ou Asus ROG Ally.
Assista ao episódio completo do mais recente podcast da Xbox: