A Galápagos, uma das principais editoras e distribuidoras de board games do país, lançou Survive the Island, um jogo emocionante onde os jogadores tentam escapar de uma ilha com o maior número possível de tesouros antes que ela afunde. O jogo foi um dos destaques da última edição da Galápagos Spoiler Fest e causou alvoroço ao ser apresentado no painel do evento. O motivo: ele é praticamente um sucessor de Survive: Fuga de Atlântida, jogo lançado em 1982 que é um dos queridinhos entre os amantes de jogos de tabuleiro.
Em Survive the Island, cada jogador controla uma equipe de dez aventureiros que estão coletando tesouros em uma ilha, só que o local está desmoronando. O objetivo é salvar esses aventureiros do colapso, levando-os para uma das Ilhas de Resgate. Cada um desses aventureiros carrega uma quantidade de tesouro, quanto mais você salvar, mais pontos terá no final do jogo. Mas corra, pois será preciso fazer isso antes que 3 vulcões entrem em erupção.
Entre as peças do jogo estão o tabuleiro, 40 peças de ilha (sendo 16 praias, 16 florestas e 8 montanhas), 50 meeples de aventureiros (10 de cada cor) com um valor de tesouro na parte de baixo, 13 meeples de criaturas (sendo 5 serpentes marinhas, 6 tubarões e 2 kaijus), 5 cartas de auxilio ao jogador (1 de cada cor) e um dado de criaturas.
Para iniciar o jogo, as peças de ilha devem ser embaralhadas e colocadas no tabuleiro de forma aleatória, mas sempre com o lado da paisagem para cima e dentro do espaço delimitado. Nesse momento, nenhum jogador pode olhar o verso das peças. As serpentes marinhas também devem ser colocadas nos locais onde se encontra um desenho desse monstro no tabuleiro. Nesse primeiro momento, tubarões e kaijus estão fora do jogo, mas devem ficar próximos ao tabuleiro.
A última pessoa a retornar sã e salva de uma ilha é designada como o primeiro jogador!
Cada jogador vai escolher uma cor e pegar os meeples de aventureiro e carta de auxilio dessa cor. Os dez meeples de aventureiros devem ser posicionados de forma alternada em uma peça vazia, em sentido horário, começando pelo primeiro jogador. Uma boa estratégia é observar os números abaixo de seus meeples de aventureiro e colocar os mais valiosos em nas montanhas, pois essas serão as últimas a cair. Quando todos os meeples de aventureiro estiverem no tabuleiro, cada jogador pegará duas jangadas e posicionará na água, próxima de um de seus meeples.
Então, começa o jogo!
O turno de cada jogador consiste em três fases:
1 – Ação:
Aventureiros ou jangadas podem ser movidos e habilidades de peças utilizadas.
Você pode fazer três movimentos: mover um aventureiro de um terreno para o outro ou para uma jangada (pode ser movido até três vezes), mover um aventureiro entre dois espaços de água (só pode ser movido uma vez) ou mover uma jangada vazia ou não (para controlar a jangada cheia, você deve possuir pelo menos a mesma quantidade de aventureiros a bordo que seus oponentes).
É nessa fase que você irá usar as habilidades, quantas delas você quiser. Para saber quais habilidades você tem, observe o verso de alguma peça de ilha que você tenha.
2 – Inundação:
Uma peça de ilha deve ser removida do tabuleiro e ter seu verso observado.
As peças de praia devem ser as primeiras a serem removidas, seguidas pelas de floresta e as de montanha devem ser as últimas a serem movidas.
Se tiver algum aventureiro nessa peça, ele deve ser colocado na água no local onde a peça foi retirada.
Se no verso da peça tiver um efeito, ele deverá ser aplicado imediatamente. Caso tenha uma habilidade, a peça poderá ser usada em outra rodada na fase de ação.
Caso você não tenha mais aventureiros para serem resgatados, remova duas peças de ilha.
3 – Criaturas:
O dado deve ser rolado e a criatura correspondente movida.
Serpentes marinhas estão no tabuleiro desde o começo, já os tubarões e kaijus são adicionados conforme forem saindo as peças na fase de inundação.
Cada uma das criaturas pode fazer um tipo de movimento e destrói um tipo de coisa, que está especificado nas cartas de auxilio.
Assim que essas três fases forem completadas, é a vez do próximo jogador.
A partida acaba quando não restar mais nenhum aventureiro para ser resgatado ou quanto o terceiro vulcão for revelado. Para saber quem foi o vencedor, cada um somará os pontos de seus meeples de aventureiros que foram salvos.
Já deu pra perceber que Survive the Island é um daqueles jogos onde reina o caos, afinal, quanto mais você for malvado com seu oponente, maior a suas chances de sair repleto de tesouros. É um jogo que pode ser jogado entre 2 e 5 jogadores e tem classificação indicativa de 8 anos. Ficou curioso e quer jogar? Então você pode garantir o seu na loja online da Galápagos. E não esqueça de fazer seu cadastro no Clube Da Igauana, o clube de vantagens da Galápagos onde suas compras rendem pontos que podem ser trocados por descontos, itens exclusivos e até mesmo novos jogos.