Após o sucesso de Pobres Criaturas (2024), Tipos de Gentileza é também dirigido por Yorgos Lanthimos e estrelado por Emma Stone. O novo filme da Searchlight Pictures está em cartaz nos cinemas brasileiros e também conta com outros grandes nomes no elenco, como Willem Dafoe, Margaret Qualley, Jesse Plemons, Joe Alwyn, Hong Chau, Mamoudou Athie e Hunter Schafer.
Tipos de Gentileza apresenta uma fábula antológica que acompanha um homem sem escolha que tenta assumir o controle de sua própria vida; um policial tentando lidar com o fato de sua esposa, que havia desaparecido no mar, ter retornado e parecer outra pessoa; e uma mulher determinada a encontrar uma pessoa específica com uma habilidade especial, destinada a se tornar uma poderosa líder espiritual.
Tipos de Gentileza é a quarta produção consecutiva de Yorgos Lanthimos protagonizada por Emma Stone. A parceria entre a atriz e o cineasta rendeu, além de histórias incríveis, diversas premiações importantes do mundo do cinema.
A colaboração entre os dois começou com o longa A Favorita (2018), que teve sua estreia no 75.º Festival Internacional de Cinema de Veneza e é protagonizado por Olivia Colman, vencedora do Oscar® de Melhor Atriz e Globo de Ouro® de Melhor Atriz em Comédia ou Musical pelo seu trabalho na obra.
Outro projeto da de Lanthimos e Stone é o – não tão conhecido e pouco visto – curta-metragem Bleat, de 2022. A produção, que é silenciosa e sem diálogos, foi exibida apenas duas vezes, acompanhada de uma orquestra para poucos felizardos: uma no Festival de Cinema de Nova York de 2023 e outra em Atenas, cidade natal do cineasta.
Durante o processo de escrita de Tipos de Gentileza, Yorgos enviou o roteiro para sua a vencedora do Oscar® Emma Stone, que ficou imediatamente fascinada pelo projeto. “Adorei o roteiro e como ele se desenvolveu em um tríptico. As histórias se entrelaçam de uma forma que não é necessariamente clara, mas que capitaliza o que veio antes. Achei a perspectiva muito empolgante”, disse a atriz.
Depois de concluir o roteiro com Filippou, e durante o processo de produção, o diretor teve a ideia de que os mesmos atores deveriam interpretar um personagem diferente em cada história, para criar uma sensação de familiaridade para o público. Inicialmente, ele queria que cada personagem fosse visualmente muito diferente um do outro. No entanto, mudou de ideia.
Os temas das histórias de Tipos de Gentileza são predominantes em todo o filme, especificamente os de poder, controle, a dinâmica das relações humanas e livre arbítrio.
Tipos de Gentileza está em cartaz nos cinemas.