The Beach Boys The Beach Boys

The Beach Boys | Documentário ganha data de estreia no Disney+

Divulgação

O Disney+ anuncia a estreia do novo documentário da plataforma, The Beach Boys, em 24 de maio de 2024.

The Beach Boys é uma celebração da lendária banda que revolucionou a música pop com o som icônico e harmonioso que eles criaram personificando o sonho californiano, cativando fãs por gerações. O documentário traça a trajetória da banda desde suas origens familiares humildes e apresenta imagens nunca vistas, além de novas entrevistas com os integrantes da banda, sendo eles Brian Wilson, Mike Love, Al Jardine, David Marks, Bruce Johnston, entre outros astros do mundo da música, incluindo Lindsey Buckingham, Janelle Monáe, Ryan Tedder e Don Was.

Os espectadores também vão escutar as vozes dos saudosos Carl e Dennis Wilson, em depoimentos em primeira pesoa, além de assistir a uma nova entrevista com Blondie Chaplin e ouvir um novo áudio de Ricky Fataar. Uma produção de Kennedy/Marshall e White Horse Pictures, The Beach Boys é dirigido por Frank Marshall e Thom Zimny e escrito por Mark Monroe. O filme foi produzido por Frank Marshall, Irving Azoff, Nicholas Ferrall, Jeanne Elfant Festa, Aly Parker, com Nigel Sinclair, Mark Monroe, Tony Rosenthal, Cassidy Hartmann, Glen Zipper, Thom Zimny, Beth Collins, Jimmy Edwards, Susan Genco, Marc Cimino, Jody Gerson, Bruce Resnikoff e Ben J. Murphy atuando como produtores executivos.

A trilha sonora oficial com músicas do documentário estará disponível para streaming e download a partir de 24 de maio via Capitol/UMe. Em 29 de março, o clássico álbum de 1964 do grupo, Shut Down, Vol. 2, será lançado em edição limitada de vinil azul e branco mármore em 29 de março (streaming ou compra desses álbuns em  https://stream.lnk.to/TheBeachBoysPR). Além disso, o único livro oficial do grupo, The Beach Boys by The Beach Boys, será lançado em 2 de abril, pela Genesis Publications (para obter mais informações e fazer a pré-encomenda: https://geni.us/beachboysbook).

Por mais de seis décadas, a música dos Beach Boys tem sido uma parte indelével da história americana. Suas harmonias brilhantes transmitiam verdades simples por meio de arranjos musicais sofisticados e pioneiros. Os Beach Boys transcenderam a música e passaram a representar a cultura californiana. Eles ofereceram aos fãs de todo o mundo um passaporte para vivenciar o amor, a exuberância juvenil e a cultura do surfe. Fundado em Hawthorne, Califórnia, em 1961, o grupo The Beach Boys era originalmente composto pelos três irmãos Wilson, então adolescentes — Brian, Carl e Dennis —, mais o primo Mike Love e o amigo de escola Al Jardine. Em 1962, o vizinho David Marks juntou-se ao grupo quando Jardine se ausentou dos trabalhos para cursar faculdade. Os Beach Boys assinaram contrato com a Capitol Records em julho de 1962 e lançaram seu primeiro álbum, “Surfin’ Safari”, no mesmo ano. Jardine retornou ao grupo no verão de 1963 e Marks saiu. Em 1965, Bruce Johnston entrou quando Brian Wilson deixou de fazer turnês para se concentrar em escrever e produzir para o grupo.

Os Beach Boys são uma das bandas mais aclamadas pela crítica e comercialmente mais bem-sucedidas de todos os tempos, superando os 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Entre a década de 1960 e a atual, o grupo teve mais de 80 músicas nas paradas de sucesso em todo o mundo, sendo 36 delas no Top 40 dos EUA (o maior número de uma banda de rock dos EUA) e quatro no topo da Billboard Hot 100. Sua influência sobre outros artistas alcança diversos gêneros e movimentos musicais de eras diferentes. Inúmeros artistas citam o álbum “Pet Sounds” como inspiração para tentar criar suas próprias obras mais ambiciosas. A Rolling Stone classificou “Pet Sounds” em segundo lugar em sua lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos, e colocou The Beach Boys em 12º lugar em sua lista dos 100 maiores artistas de todos os tempos.

Incluídos no Rock & Roll Hall of Fame em 1988 e ganhadores do prêmio GRAMMY® Lifetime Achievement da Recording Academy, os Beach Boys são uma instituição americana que continua amada e tratada como ícone em todo o mundo.