Vai ter festa em Hobbiton! Uma das maiores e mais aclamadas séries de fantasia do cinema está de volta. O Senhor dos Anéis, o clássico literário de JRR Tolkien, está retornando em uma nova franquia de filmes derivados, sendo o primeiro o recém anunciado O Senhor dos Anéis: A Caçada a Gollum.
Começando com a publicação de O Hobbit em 1937, Tolkien criou a Terra Média e a povoou com alguns dos personagens de fantasia e aventuras mais amados da literatura. A trilogia O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, redefiniu o blockbuster no início dos anos 2000, quando arrecadou valores altos em bilheteria e ganhou uma série de Oscars. Embora a trilogia O Hobbit não tenha repetido o mesmo sucesso, o interesse por conteúdos da Terra Média permaneceu alto.
O novo filme da franquia Senhor dos Anéis chega duas décadas após o lançamento de O Retorno do Rei em 2003, e verá Andy Serkis assumir um novo papel. O ator deu voz a Gollum, a lendária criatura das histórias de Tolkien, mas agora terá o desafio como diretor do filme. A notícia do filme foi revelada pelo CEO da Warner Bros., David Zaslav, em uma teleconferência no início de maio de 2024, e vem logo após outras mudanças importantes na franquia épica da Terra Média.
O Senhor dos Anéis: A Caçada a Gollum está previsto para ser lançado em 2026 , embora uma data mais concreta deva ser revelada no futuro. Poucos detalhes são conhecidos sobre o filme no momento, e não está claro se Serkis interpretará Gollum novamente ou apenas dirigirá. No entanto, considerando que foi um de seus papeis de maior destaque na carreira, a probabilidade é alta.
Como não se sabe muito sobre o filme, o elenco de A Caçada a Gollum ainda não foi anunciado. Nenhum outro personagem foi revelado, e é difícil definir se algum personagem poderia ou não retornar da trilogia original. Gandalf e Aragorn parecem retornos lógicos considerando o título do filme, mas não é certo se Sir Ian McKellen ou Viggo Mortensen aceitariam o convite. A esperança existe, porém, pois o grupo de atores permaneceu unido mesmo após o lançamento do último filme.
Mesmo que o CEO da Warner Bros., David Zaslav, não tenha revelado nenhum detalhe da história quando anunciou o filme, o título de O Senhor dos Anéis: A Caçada a Gollum oferece algumas dicas. Como Gollum morreu no final de O Retorno do Rei , o filme será, sem dúvida, uma prequela que acompanha o personagem em outro momento de sua vida.
Não se sabe exatamente quando na linha do tempo, mas há um lugar muito provável. Embora tenha sido encoberto na trilogia de filmes, Aragorn e Gandalf passam muito tempo caçando Gollum para garantir que ele não avise Sauron sobre a missão de Frodo em A Sociedade do Anel. O longa poderia narrar essa missão secundária e ver os amados personagens retornarem pela primeira vez em anos.
Fran Walsh e Philippa Boyens, que trabalharam ao lado de Jackson em outros filmes da franquia, também estão produzindo o filme e “estarão envolvidos em cada etapa do caminho”, disse Zaslav.