O Rito da Dança | Estrelado por Lily Gladstone, filme estreia em junho

O longa é dirigido e coescrito por Erica Tremblay
Imagem: Hugo Yu

O Rito da Dança (“Fancy Dance“), da Apple Original Films, estreia na sexta-feira, 28 de junho, no Apple TV+. O elogiado longa-metragem, exibido no Festival de Sundance e produzido pela Confluential Films, é estrelado pela premiada atriz Lily Gladstone, premiada no Globo de Ouro e indicada ao Oscar por “Assassinos da Lua das Flores” (também da Apple Original Films ). O filme marca a estreia na direção de Erica Tremblay (“Little Chief” e “Reservation Dogs“), que também é corroteirista e produtora de “O Rito da Dança”.

Sinopse:

Desde o desaparecimento de sua irmã, Jax (Lily Gladstone) cuida, quase sem dinheiro, de sua sobrinha Roki (Isabel Deroy-Olson, de “Three Pines”) na reserva indígena Seneca-Cayuga, em Oklahoma. Ela usa todo tempo livre para tentar encontrar sua irmã desaparecida e ajudar Roki a se preparar para o powwow, a tradicional reunião dos povos indígenas da América do Norte.

O Rito da Dança
Divulgação

Correndo o risco de perder a custódia de Roki para o avô da jovem, Frank (Shea Whigham), Jax viaja com a sobrinha em busca de pistas para encontrar sua irmã a tempo para o powwow. O que começa como uma busca torna-se aos poucos uma investigação mais profunda sobre as complexidades e contradições de mulheres indígenas vivendo em um mundo colonizado e à mercê de um sistema judicial falho.

O Rito da Dança

Gladstone protagoniza o filme ao lado de Isabel Deroy-Olson, Ryan Begay, Crystle Lightning, com Audrey Wasilewski e Shea Whigham. “O Rito da Dança” é uma produção da Confluential Films e da Significant Productions/AUM Group e é produzido por Deidre Backs, Erica Tremblay, Heather Rae, Nina Yang Bongiovi e Tommy Oliver. Lily Gladstone, Bird Runningwater, Charlotte Koh e Forest Whitaker são produtores executivos.

Sobre a Apple Original Films

O catálogo da Apple Original Films está em constante crescimento desde a estreia há quatro anos. Além de fazer história como o primeiro serviço de streaming a ganhar um Oscar de Melhor Filme por “No Ritmo do Coração” (“CODA”), a produção “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo” venceu o Oscar de Melhor Curta de Animação, e “Assassinos da Lua das Flores” foi indicado a 10 categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme.