O Clube das Mulheres de Negócios O Clube das Mulheres de Negócios

O Clube Das Mulheres De Negócios ganha data de estreia

Divulgação

O Clube Das Mulheres De Negócios, nova obra da diretora Anna Muylaert, chega aos cinemas brasileiros em 28 de novembro de 2024, com distribuição da Vitrine Filmes. O filme traz inversão de papéis de gênero em uma narrativa bem-humorada que conta com elenco de peso, e teve estreia na competição oficial do 52º Festival de Gramado. Confira o trailer no player abaixo:

A gênese do projeto se deu no final de 2015, na efervescência de movimentos feministas, quando Anna Muylaert teve a ideia de realizar um filme de inversão de papéis de gênero, que mostrasse como as mulheres são desprivilegiadas em muitas situações. Nesses nove anos desde o início da criação do filme, muitas movimentações sociopolíticas aconteceram, inclusive o #metoo – fazendo com que Anna atualizasse o roteiro, em parceria com a Glaz Entretenimento (produtora de sucessos populares como Tô Ryca e Loucas pra Casar), para incorporar também as mudanças sociais e o recente momento de extremismo político vivido pela sociedade brasileira.

Com tom de sátira e muito bom humor, mas sem deixar de lado as críticas sociais, O Clube Das Mulheres De Negócios traz situações absurdas que fazem o espectador se questionar sobre as estruturas de poder vigentes, problematizando o machismo e classismo enraizados na nossa sociedade. Anna Muylaert, que já fez o público rir e chorar com Que Horas ela Volta? e Mãe Só Há Uma, agora traz diversão, reflexão e catarse para os espectadores em uma obra que dialoga diretamente com o momento cultural vivido no Brasil e no mundo.

A inversão dos papéis de gênero – com as mulheres exercendo autoridade enquanto os homens são moldados para uma postura de submissão – é apenas o começo de uma série de imagens e reflexões propostas ao longo do filme. À medida que a história vai escalando, surgem as onças que conectam todas as outras instâncias da narrativa, simbolizando o poder que transcende às rígidas divisões estabelecidas pela sociedade.

O longa conta com um grande elenco composto por nomes conhecidos do teatro, cinema e televisão brasileiros, sobretudo no universo da comédia. Entre eles estão os protagonistas, Luís Miranda dando vida ao renomado “fotógrafo homem” Jongo e Rafael Vitti como seu inexperiente e ingênuo colega, Candinho. Eles serão as presas das mulheres de negócios: Cristina Pereira interpretando Cesárea, presidente do Clube e Louise Cardoso como sua fiel escudeira, Brasília.

Irene Ravache interpreta a quatrocentona Norma com seu marido submisso André Abujamra, 20 anos mais novo. Também fazem parte do Clube Katiuscia Canoro vivendo Zarife, uma mulher destemperada que quer ser presidente do Brasil e suas obedientes sobrinhas Maria Bopp e Verônica Debom. Grace Gianoukas dá vida à vaqueira predadora Yolanda, que traz a tiracolo seu marido troféu, Jadeson, Tales Ordjaki – 40 anos mais jovem. Shirley Cruz interpreta a milionária líder evangélica Bispa Patrícia, Polly Marinho é a cantora de funk hypada Kika e Helena Albergaria faz a misteriosa advogada Fay Smith. Aos 80 anos de idade, Ítala Nandi volta às telas como a conquistadora Donatella.

O Clube Das Mulheres De Negócios é uma produção da Glaz e África Filmes, com coprodução da Globo Filmes e Riofilme e apoio da Vetor Zero, Cinefilm e TV Group. A distribuição do filme está a cargo da Vitrine Filmes, e tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei Paulo Gustavo. A produção contou com recursos do BRDE/FSA e ANCINE.