A 16ª edição do Hollywood Brazilian Film Festival, também conhecido como HBRFF, oficialmente começou. O festival, que ocorre em Los Angeles, apresenta os filmes brasileiros que mais tiveram destaque nos principais festivais internacionais, como Cannes, TIFF e Veneza. Na noite de terça-feira (29), Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, abriu a edição 2024 do evento no Museu do Oscar, contando com a presença de Fernanda Torres e Selton Mello em uma sessão especial com mais de 250 artistas, cineastas e profissionais do mercado cinematográfico norte-americano e votantes do Oscar.
A exibição marcou simbolicamente uma nova etapa da campanha do filme brasileiro, que potencialmente representará o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. “Agora, temos 25 dias de campanha para promover a produção aqui nos Estados Unidos e gerar mais discussões e comentários sobre”, comenta Fernanda Torres durante a abertura do Hollywood Brazilian Film Festival.
“Estou muito feliz em estar neste festival e também por estar com um filme do Walter (Salles) de novo. Uma produção tão especial, madura e sutil. Tomara que o longa tenha uma trajetória linda, mas o simples fato de esse filme existir da maneira que ele é, para mim, já é tão emocionante”, completa a atriz.
A noite ainda foi marcada por um painel de perguntas e respostas com os atores, em que foram discutidas questões sobre a narrativa do longa, assim como seu caráter histórico e o interesse em levar em conta a história real e o que é retratado na tela, assim como características do cinema de Walter Salles.
“Eu gosto muito de Los Angeles, tenho alguns amigos aqui, e apresentar este filme, neste momento, no cinema da Academia do Oscar, no festival que a Talize comanda há 16 anos, é uma vitória muito grande. Estou muito feliz” explica Selton Mello.
Além do elenco e equipe de Ainda Estou Aqui, outros grandes nomes passaram pelo tapete vermelho do evento, entre eles o ator e apresentador norte-americano Terry Crews, a modelo Alessandra Ambrósio, o ator Marco Pigossi, a atriz Suzana Pires, o lutador Anderson Silva, a atriz Polly Marinho, o cantor Rodrigo Amarantes.
O festival segue com sua programação até o dia 2 de novembro, apresentando uma variedade de exibições em parceria com a Cinemateca Americana, no Los Feliz Theater e no Aero Theatres, incluindo estreias e obras de diretores veteranos e talentos emergentes. A seleção oficial de filmes de 2024 conta com Cidade; Campo, dirigido por Juliana Rojas, que ganhou o prêmio de Melhor Direção no Encounters do Berlinale; o favorito do Sundance,Malu, dirigido por Pedro Freire; e Baby, dirigido por Marcelo Caetano, vencedor do prêmio da Semana da Crítica em Cannes; Greice, de Leonardo Mouramateus; No Nosso Sangue, de Pedro Kos; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi; e a série Cidade de Deus: A Luta Não Para, de Aly Muritiba.
O festival também apresentará a segunda edição do Think Cinema Think Brazil Lab em colaboração com a SPCINE, que apoia seis cineastas indígenas, negros e LGBTQIA+ com mentoria de profissionais líderes da indústria de Los Angeles. Essa iniciativa reflete o compromisso do HBRFF em proporcionar oportunidades para talentos brasileiros e abordar a falta de representatividade na indústria do entretenimento brasileiro, em que apenas 2% dos profissionais são negros, apesar de 57% da população do Brasil se identificar dessa forma. No ano passado, a iniciativa gerou inúmeros sucessos.
Este ano, o evento continuará a promover talentos emergentes através de seu laboratório de cinema. O vencedor do laboratório receberá representação exclusiva da renomada agência APA, um passo crucial para expandir sua carreira em Hollywood, além de assistência no processo de visto O-1, permitindo que eles tragam suas histórias únicas para um público global.