Festival-Finos-Filmes Festival-Finos-Filmes

Festival de Finos Filmes abre inscrições para a 11ª edição

Divulgação

Até 3 de maio, cineastas podem inscrever seus curtas-metragens no 11º Festival de Finos Filmes, mostra de cinema e política, que acontece em setembro em São Paulo. Para a inscrição, os filmes devem ter até 20 minutos e terem sido produzidos a partir de 2022.

Os curtas selecionados irão compor painéis de debates e exibições, com temas e convidados de diversas áreas. Nas edições anteriores, participaram das mesas do Finos Filmes: Fernando Haddad, Sônia Guajajara, Lázaro Ramos, Ana Maria Gonçalves, Linn da Quebrada, Christian Dunker, Maria Rita Kehl, Nuno Ramos, Antônio Pitanga, Pastor Henrique Vieira, Christiane Jatahy, Vera Iaconelli, Michel Laub, Naruna Costa, Giovanni Venturini e outrxs.

“O Festival de Finos Filmes caminha para a sua 11ª edição reafirmando o compromisso com a retomada democrática do setor audiovisual e o novo momento do país. Esperamos poder, mais uma vez, usar o cinema para promover encontros e servir de vitrine à potência criativa das novas gerações de cineastas”, afirma Felipe Poroger, diretor geral do evento.

O 11º Festival de Finos Filmes é uma realização da produtora Finos Filmes, com apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), Cineclube Cortina, REAG Belas Artes, FAAP, Cinusp, Co-Criança e Fundo FICA.

SOBRE A FINOS FILMES


Finos Filmes é o selo fundado pelo cineasta Felipe Arrojo Poroger.
Seus curtas passaram por mais de 100 festivais, dentre eles o Festival do Rio, Gramado, Festival de Brasília, É Tudo Verdade, Mar del Plata, Palm Springs Film Festival, In-Edit, Cine-PE, Olhar de Cinema, com indicações ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro e exibições na Cinemathèque Française, Annecy, Harvard University.

Nesse percurso – que inclui filmes de drama, comédia e documentários -, são mais de 20 prêmios acumulados. Para a O2 Filmes, escreveu a animação “Sob o Véu da Vida Oceânica”, dirigida por Quico Meirelles, e que venceu os quatros prêmios nacionais principais do 25º Anima Mundi. Nos últimos anos, também colaborou com artistas jovens da música nacional, dirigindo clipes, vídeos e mini-documentários para a banda O Terno e para Chico Bernardes, produções que, somadas, ultrapassam 1,5 milhão de views no YouTube.

Como ator, além de assumir o personagem principal de seu curta “Amor aos Vinte Anos” (selecionado para Gramado, Brasília e outros), protagonizou institucionais como o da CCXP – Comic Con Experience, dirigido por Alaska Filmes/Iconoclast, premiado no D&AD e Ciclope Festival.

É diretor do Festival de Finos Filmes, mostra paulistana de curtas que em 2023 chega à décima edição. Foi também membro da curadoria do Festival Internacional de Curtas de SP (Kinoforum), Curta Brasília, Festival Path e de júri especial no Festival de Gramado, em 2011.

Formado em Cinema (FAAP) e Filosofia (USP, com passagem pela Università Degli Studi di Torino), mestre em Arquitetura (USP), Felipe foi crítico de cinema da Folha Ilustrada e ainda colabora com artigos para a Folha Ilustríssima e CartaCapital.

Para mais informações, visite o site oficial.