Não se engane pelo cartaz do filme, O Dia Que Te Conheci não é a típica comédia romântica clichê. No filme de André Novais de Oliveira, acompanhamos Zeca (Renato Novaes), um homem que passa horas no ônibus para ir trabalhar como bibliotecário em uma escola da cidade vizinha. Ele luta para manter sua rotina fluindo, porém, a vida prega peças nele. Além de não conseguir acordar no horário, acidentes acontecem e isso faz com que Zeca tenha muitos atrasos e faltas no trabalho. No dia em questão, ele conhece Luísa (Grace Passô), uma colega de trabalho que oferece carona para ele após ele ser demitido.
A trama toda se passa em algumas poucas horas e nos mostra a vida cotidiana desses dois trabalhadores. Esse dia será repleto de reflexões sobre a vida, entre elas a sobre falta de diversidade em ambientes educacionais, os problemas com a saúde mental e o quão difícil é o deslocamento da classe trabalhadora. Todas esses assuntos são tratados de forma bastante leve e natural, como se realmente estivéssemos observando uma conversa entre duas pessoas que rapidamente descobriram ter um vínculo por conta do grande número de elementos comuns em suas vidas.
Zeca, que é um cara tímido e desengonçado, aos poucos vai se abrindo com Luísa e revela porque não consegue chegar no horário no trabalho. Ela, mais segura de si, procura ajudar o colega enquanto flerta com ele. Durante esse bate papo – e também durante o silêncio dos momentos que compartilham – ambos vão gostando cada vez mais um do outro, ainda que Zeca pareça não perceber as intenções de Luísa logo de cara.
As cenas cotidianas e os diálogos são o forte de O Dia Que Te Conheci, e não só pelo que eles dizem, mas também por toda a utilização dos sotaque e pelas gírias mineiras, algo que não é tão comum de se ouvir nas salas de cinema. A junção de um bom texto, com boas atuações e situações tão corriqueiras na vida do brasileiro, faz desse longa algo que o público geral consegue se identificar muito facilmente. É um filme sobre a beleza e as oportunidades das coisas cotidianas e das pessoas comuns que vale a pena ser visto.
O Dia Que Te Conheci é uma produção da Filmes de Plástico em coprodução com o Canal Brasil, e conta com distribuição da Malute. O filme estreia nos cinemas em 26 de setembro de 2024.
Ótimo
O Dia Que Te Conheci é um filme sobre assuntos complexos tratados de forma leve e divertida, no qual torcemos para que duas pessoas que acabaram de se conhecer virem um casal por conta do nível de identificação que eles têm um com o outro.