James Earl Jones, a voz de Mufasa e Darth Vader, morre aos 93 anos James Earl Jones, a voz de Mufasa e Darth Vader, morre aos 93 anos

James Earl Jones, a voz de Mufasa e Darth Vader, morre aos 93 anos

Ator faleceu em sua residência
Divulgação

James Earl Jones, renomado ator de cinema, TV e teatro, reconhecido mundialmente por sua icônica e poderosa voz que deu vida ao vilão Darth Vader na saga Star Wars, faleceu na manhã desta segunda-feira (9) em sua residência no Condado de Dutchess, Nova York, aos 93 anos. A informação foi confirmada à Variety por seu representante.

Jones se destacou como um dos grandes pioneiros negros de sua geração, construindo uma carreira prolífica que se estendeu por mais de seis décadas. Ele estreou na Broadway em 1958, no Cort Theatre — que foi renomeado em sua homenagem como James Earl Jones Theatre em 2022 — e continuou a encantar o público até sua última aparição no cinema, em Um Príncipe em Nova York 2 (2021), onde retomou o papel do Rei Jaffe Joffer, personagem que interpretou originalmente na comédia de Eddie Murphy em 1988.

Ao longo de sua carreira, Jones revisitou diversos papéis marcantes, como a voz do Rei Mufasa na animação da Disney O Rei Leão (1994), a sequência para vídeo de 1998 e o remake de 2019. Ele também deu vida ao vice-diretor da CIA, Vice-Almirante James Greer, em três filmes da franquia Jack Ryan: A Caçada ao Outubro Vermelho (1990), Jogos Patrióticos (1992) e Perigo Real e Imediato (1994).

James Earl Jones nasceu em 1931, em uma fazenda na pequena Arkabutla, no Mississippi. Seu pai, Robert Earl Jones, deixou a família logo após seu nascimento para seguir carreira como ator. Anos mais tarde, quando James tinha cerca de 20 anos, os dois se reconciliaram parcialmente, chegando até a atuar juntos em algumas ocasiões. Aos 5 anos, Jones se mudou para Michigan com seus avós maternos, onde a mudança brusca de ambiente provocou uma gagueira severa, que o impedia de se expressar verbalmente, obrigando-o a se comunicar quase exclusivamente por escrito.

Foi apenas no ensino médio que Jones começou a vencer a gagueira, graças ao incentivo de seu professor de inglês. Ao descobrir que o jovem compunha poesias, o professor o encorajou a ler seus textos em voz alta na sala de aula, ajudando Jones a reconquistar sua confiança e fluência.

Jones se casou pela primeira vez com a atriz e cantora Julienne Marie. Anos mais tarde, ele se uniu à atriz Cecilia Hart, com quem ficou casado por 34 anos, até o falecimento dela em 2016. Ele deixa um filho, Flynn Earl Jones.