Ainda Estou Aqui vence prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza Ainda Estou Aqui vence prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza

Ainda Estou Aqui vence prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza

O Brasil não vencia um prêmio na seleção oficial de Veneza desde 1981
Divulgação

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no prestigiado Festival de Veneza 2024. Os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega subiram ao palco para receber o prêmio.

A vitória marca um momento histórico para o cinema brasileiro, já que o país não vencia um prêmio na seleção oficial de Veneza desde 1981, quando Eles Não Usam Black-tie, de Leon Hirszman, foi premiado.

O filme Ainda Estou Aqui está na disputa para representar o Brasil no Oscar 2025. O anúncio oficial do escolhido será feito no dia 26 de setembro.

Rio de Janeiro, início dos anos 70, quando o país enfrenta o acirramento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: um pai, Rubens, uma mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Vivem numa casa alugada em frente à praia, de portas abertas para os amigos. O amor pela música e pelas conversas, o humor e o afeto que compartilham entre si são suas próprias formas sutis de resistência à opressão que paira sobre o país.

Um dia eles sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre sua história. Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo destino para si e seus filhos. A história emocionante dessa família, baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, ajudou a redefinir a história recente do país.

Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello e com participação especial de Fernanda Montenegro, o longa é uma coprodução entre Brasil e França. O filme é o primeiro Original Globoplay, produzido por VideoFilmes, RT Features e Mact Productions, em coprodução com ARTE France e Conspiração. O roteiro é assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega.

No elenco também estão Valentina Herszage, Maria Manoella, Luiza Kosovski, Marjorie Estiano, Bárbara Luz, Gabriela Carneiro da Cunha, Cora Ramalho, Olivia Torres, Guilherme Silveira, Antonio Saboia, Pri Helena, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Dan Stulbach, Camila Márdila, Luiz Bertazzo, Lourinelson Vladmir, Thelmo Fernandes, Carla Ribas, Daniel Dantas, Charles Fricks, Helena Albergaria, Marcelo Varzea, Caio Horowicz, Maitê Padilha, Luana Nastas, Isadora Gupert, Alexandre Mello, Augusto Trainotti e Alan Rocha.

Ainda Estou Aqui promove o reencontro entre Fernanda Torres e Walter Salles depois de Terra Estrangeira e O Primeiro Dia. Na última parte do filme, Eunice é interpretada por Fernanda Montenegro, que volta a trabalhar com Walter Salles 26 anos depois de seu trabalho em Central do Brasil – filme que ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o Globo de Ouro de melhor longa estrangeiro e o Bafta de melhor filme em língua não inglesa –, e deu a ela o Urso de Prata de melhor atriz.

O filme ainda não tem uma data oficial de estreia nos cinemas.