Sergio Mendes, pianista conhecido pelo hit "Mas que Nada", morre aos 83 anos Sergio Mendes, pianista conhecido pelo hit "Mas que Nada", morre aos 83 anos

Sergio Mendes, pianista conhecido pelo hit “Mas que Nada”, morre aos 83 anos

Ele foi o brasileiro com mais músicas no Top 100 das paradas americanas
Divulgação

O pianista Sergio Mendes, ícone internacional da música brasileira, faleceu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos, em Los Angeles. A notícia foi confirmada por familiares ao jornal O GLOBO, sem que detalhes sobre a causa da morte fossem divulgados. Desde o final de 2023, o músico vinha enfrentando complicações relacionadas a problemas respiratórios.

Nascido Sérgio Santos Mendes, em 1941, no bairro de Icaraí, em Niterói, Mendes começou a estudar piano ainda criança, com o sonho de se tornar um músico clássico. No entanto, logo foi seduzido pelo jazz de Stan Getz e Dizzy Gillespie, além da revolução musical da bossa nova, capitaneada por João Gilberto e Tom Jobim.

Aos 16 anos, ao lado do contrabaixista Tião Neto, Mendes começou a tocar na boate Petit Paris, em Icaraí. Não demorou muito para que atravessasse a Baía de Guanabara e chegasse ao efervescente Beco das Garrafas, onde casas como Bottle’s e Little Club fervilhavam com apresentações de samba-jazz noite adentro.

Sergio Mendes viveu em Los Angeles por mais de 60 anos, acompanhado de sua esposa, a cantora Gracinha Leporace, com quem estava casado há mais de 50 anos. Parceiros tanto na vida quanto na música, Gracinha integrou a banda de Mendes desde o início dos anos 1970. A decisão de se mudar definitivamente para os Estados Unidos foi motivada pela instabilidade política no Brasil após o golpe militar de 1964. Mendes realizou, na nova terra, duas turnês com Frank Sinatra, com quem manteve uma duradoura amizade.

Nos Estados Unidos, Sergio Mendes se tornou o brasileiro com mais músicas no Top 100 das paradas americanas, com 14 canções no total. Seu primeiro grande sucesso, “Mas que Nada”, alcançou o 47º lugar em 1966, enquanto “Olympia” chegou à 58ª posição em 1984. Em 1967, Mendes emplacou o quarto lugar nas rádios americanas com a versão bossa nova de “The Look of Love”, de Burt Bacharach e Hal David. Quinze anos depois, em 1982, o hit “Never Gonna Let You Go” atingiu a mesma posição e fez enorme sucesso até no Japão.

Entre os outros grandes sucessos de Sergio Mendes & Brasil ’66 está a versão de “Fool on the Hill”, dos Beatles, que deu nome ao álbum de 1968.