Os Fantasmas Ainda se Divertem - Beetlejuice Beetlejuice Os Fantasmas Ainda se Divertem - Beetlejuice Beetlejuice

Curiosidades da produção de Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice

Beetlejuice está de volta! Indicados ao Oscar, o visionário Tim Burton, com sua criatividade única, e o astro Michael Keaton, estão juntos novamente em Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, a aguardada sequência do premiado Os Fantasmas se Divertem.

Michael Keaton retorna ao seu papel icônico, ao lado da atriz indicada ao Oscar, Winona Ryder (Stranger Things), como Lydia Deetz, da vencedora de dois prêmios Emmy, Catherine O’Hara (Schitt’s Creek), no papel de Delia Deetz, e dos novos membros do elenco: Justin Theroux (Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi); Monica Bellucci (007 Contra Spectre); Arthur Conti (A Casa do Dragão), em sua estreia no cinema; e Jenna Ortega (Wandinha), indicada ao Emmy, como a filha de Lydia, Astrid, e Willem Dafoe (Pobres Criaturas), indicado ao Oscar.

Depois de uma tragédia familiar inesperada, três gerações da família Deetz voltam para casa em Winter River. Ainda assombrada por Beetlejuice, a vida de Lydia vira de cabeça para baixo quando sua filha adolescente rebelde, Astrid, descobre a misteriosa maquete da cidade no sótão, e o portal para a vida após a morte é acidentalmente aberto. Com problemas em ambos os reinos, é apenas uma questão de tempo até que alguém diga o nome de Beetlejuice três vezes, e o demônio travesso volte para levar ao mundo seu próprio estilo de caos.

Confira algumas curiosidades sobre a produção de Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice:

Tim Burton já colaborou anteriormente com muitos de seus artistas e artesãos do filme. Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice é sua 18ª parceria com o compositor Danny Elfman; a 13ª com a figurinista Colleen Atwood; a 5ª parceria com Michael Keaton, o produtor Tommy Harper e o supervisor de animatrônicos e efeitos especiais de maquiagem Neal Scanlon; a 4ª com Catherine O’Hara, Winona Ryder e o designer de produção Mark Scruton; a segunda parceria com Jenna Ortega, May Nuttalls, os roteiristas/produtores executivos Alfred Gough e Miles Millar, o designer de produção Mark Scruton, o editor Jay Prychidny, e o supervisor de efeitos visuais Angus Bickerton, entre outros.

A fotografia principal do filme começou em 10 de maio de 2023, por sete semanas no Warner Bros. Studios Leavesden, seis dias em locações no Reino Unido e cinco dias em locações nos Estados Unidos (três dias em East Corinth, Vermont, e dois dias em Massachusetts). Foram 46 dias de filmagens ao todo. As locações nos Estados Unidos incluíram a casa dos Deetz especialmente construída para o filme; uma ponte coberta recém-construída, imitando a original (maior, já que a estrada havia sido alargada nos anos seguintes); a loja; a escola; as ruas onde Astrid anda de bicicleta; e a casa de Jeremy. As locações no Reino Unido incluíram uma galeria no SoHo de Londres (imitando a galeria do SoHo de Nova York, local da exibição de arte de Delia); um internato desativado, original de 1820 (como a escola de Astrid); e uma propriedade rural (como o exterior da igreja e cemitério de Winter River).

Quando Astrid se cansa das reuniões familiares em Winter River, ela anda de bicicleta e passa pelo Miss Shannon – Casa para Garotas. O prédio mudou pouco desde a primeira visita da produção a East Corinth – foi comprado por fãs de Os Fantasmas se Divertem para renová-lo. Sobre a casa Deetz… os arquivos da Warner Bros. deram acesso aos desenhos e modelos da casa no filme original. No entanto, foi a descoberta de um membro da equipe do designer de produção Mark Scruton que se mostrou inestimável. Uma conta na plataforma Flickr apresentava fotos originais tiradas durante as filmagens em 1987. Nem Tim Burton nem Scruton tinham visto as fotos antes, que deram ao departamento de arte elementos extraordinários para ressuscitar a casa icônica, construída no mesmo local no topo da colina onde ficava a primeira. O set da casa final é na verdade uma concha, com apenas dois lados acabados.

Para o interior da casa dos Deetz em Winter River, CT, o designer de produção Mark Scruton fez uma imensa preparação para homenagear os designs originais do veterano Bo Welch. Aos olhos de Scruton, a casa está sob a propriedade dos Deetz há 35 anos. No final, foi decidido que havia uma espécie de equilíbrio entre a casa original dos Maitland, os fantasmas do original, e a morada da família Deetz. A casa foi restaurada ao seu estado arquitetônico original, mas com o tempo, o estilo dos Deetz também se impôs, resultando em uma aparência híbrida. Em termos de arquitetura, tudo está de volta ao que era no filme original, as lareiras, a escada, a cozinha e o layout. Grande parte da mobília foi fornecida por um estúdio de design modernista sofisticado com sede em Nova York, para se adequar à estética artística e excêntrica de Delia.

Cinco estúdios foram utilizados em Leavesden (Warner Bros. Studios), onde até seis cenários ocupavam cada estúdio ao mesmo tempo. Além dos interiores da casa dos Deetz, muitos dos cenários construídos eram da vida após a morte como a sala de espera, o escritório de Wolf Jackson, a plataforma do trem, achados e perdidos, a sala da caldeira e a da imigração.

O cenário da sala de espera, recriação do original, reverberou um acorde nostálgico com atores e equipe. As obras de arte e os móveis eram todos reproduções dos originais, e os candeeiros de mesa foram construídos do zero. A plataforma de trem foi um dos maiores cenários construídos, com um trem real passando por ela – para ‘dublar’ os sistemas de trânsito de Estocolmo, Londres e Nova York. Outro cenário enorme foi a sala de imigração, com sua parede de armários empilhados até o infinito (um dos dois sets finalizados com efeitos visuais), junto de uma enorme e distorcida variedade de canos no teto que se ramificam em outras salas de vida após a morte.

Todos os pisos do Afterlife, da vida após a morte, apresentam um padrão quadriculado em preto e branco, o visual icônico do original. A maioria dos andares também tem uma inclinação ou degraus para criar uma ilusão de distorção ou uma falsa perspectiva. A grama verde pontiaguda para o modelo em tamanho real do cemitério onde Beetlejuice está sentado, do filme original, foi comprada em lojas, mas a grama deste filme foi esculpida e fabricada pelo departamento de arte.

Os artistas que interpretaram os Encolhidos tinham cerca de 1,75 metros, de modo que sua altura final – encimada pelas cabeças encolhidas – era de cerca de 1,85. Os figurinos cobriam os rostos dos artistas, então a figurinista Colleen Atwood incorporou malha nas camisas para dar visibilidade. As cabeças dos Encolhidos foram projetadas com animatrônicos para fornecer movimento às suas bocas e olhos (controlados por marionetistas). Cada marionetista estava encarregado de três Encolhidos (dos 15 no total). Havia até um coordenador de animatrônicos/ marionetista, que transmitia instruções de Burton para os guardiões dos titereiros Encolhidos.

A amada música do original – Banana Boat (Day-O) de Harry Belafonte – faz uma reaparição especial em Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice, Beetlejuice, com uma nova versão gravada em um estúdio de Londres para o filme.

Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice estreia em 5 de setembro em todo o país, também em versões acessíveis, com distribuição da Warner Bros. Pictures. Para mais informações, consulte os cinemas de sua cidade.