Placa Mãe Placa Mãe

Placa-Mãe | Animação brasileira ganha cartaz e data de estreia

Divulgação

A animação brasileira Placa-Mãe, dirigida por Igor Bastos, ganhou um cartaz inédito. O longa-metragem conta a história de Nadi, uma androide que recebe o direito de adotar duas crianças e as reviravoltas enfrentadas pela família a partir daí. Com distribuição da O2 Play, a animação chegará aos cinemas no dia 3 de outubro.

Placa-Mãe é uma ficção científica que se passa em Minas Gerais. No filme, Nadi é uma androide com cidadania brasileira com o direito de adotar duas crianças, David e Lina. No entanto, Asafe, um digital influencer sensacionalista, cria diversas polêmicas sobre o caso com o intuito de ganhar popularidade. Em meio a tudo, um mal entendido leva David a fugir e viver aventuras. Enquanto o garoto lida com os perigos da cidade, Nadi tenta encontrá-lo.

No elenco estão Ana Paula Schneider, Ana Júlia Silva Guimarães, Vitor Gabriel Pereira, Aurea Baptista, Márcio Simões, Margarida Peixoto, Marcelo Crawshaw, Carlos Cunha Filho, Cassiano Ranzolin, Keka Bittencourt, Teffy Marcondes, Guilherme Barcellos, Zé Luiz Thomé, Otto Guerra, Stevan Gaipo, Gisela Habeyche, Kellen C. Silva, Martha Brito e Renan Ramme.

“Eu defino Placa-Mãe carinhosamente como sci-fi da roça. Queria pensar em uma Minas Gerais do futuro, algo que a gente não tem imageticamente definido. Isso foi um desafio porque a ideia de futuro está sempre ligada a algo meio apocalíptico ou oriental. Então queríamos trazer outra visão: um Brasil que parece andar por soluços”, afirma o diretor Igor Bastos.

É o primeiro longa-metragem de animação produzido no interior de Minas Gerais e o segundo no estado de Minas. O filme foi feito ao longo de quatro anos e meio nas cidades de Divinópolis e Nova Serrana e envolveu mais de 250 profissionais. Em 2023, a animação foi selecionada em mais de 100 festivais, passando por 30 países e ganhando 25 prêmios, tendo destaque o premio coral negro de melhor longa-metragem de animação no 44° Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de La Habana, um dos festivais mais importantes da America Latina, além de seleções no 56° SITGES – Festival Internacional de Cinema Fantàstic de Catalunya e 40° Chicago International Children’s Film Festival, entre outros.

Parceria com Aldeias Infantis SOS

Placa-Mãe tem como parceiro social a Aldeias Infantis SOS, organização que lidera o maior movimento de cuidado do mundo, e que tem conexão com a temática da adoção e cuidado parental explorada pela obra.

A Aldeias Infantis SOS atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e famílias e trabalha junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias.

A intenção do filme é chamar a atenção da sociedade sobre o tema da adoção e da diversidade de formatos de família, tendo a Aldeias Infantis SOS como parceira nessa missão. Os interessados poderão realizar doações para a Organização, contribuindo diretamente para que nenhuma criança cresça sozinha.