Como parte da campanha Festival de Histórias – Desperte a Leitura no Dia a Dia, a Disney convidou a psicóloga e neuropsicóloga Iara Mastine para falar sobre a importância dos livros infantis. Segundo a especialista, o ato de ler promove o desenvolvimento cognitivo e criativo dos pequenos e precisa ser estimulado dentro de casa.
Em um mundo conectado e imerso no digital, promover a leitura na infância se torna um desafio para pais e responsáveis que buscam incentivar a prática na vida das crianças. Apesar dos obstáculos, o hábito de ler é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, psicológico e emocional dos pequenos e deve ser aprimorado desde os primeiros anos de suas vidas. É por isso que, anualmente no mês de julho, a Disney Brasil promove o Festival de Histórias. A campanha deste ano, intitulada Desperte a Leitura no Dia a Dia, busca estimular a leitura em crianças de todas as idades.
Além das ativações para promover as publicações das marcas Disney, Pixar, Marvel e Star Wars, a empresa traz dicas da psicóloga e neuropsicóloga Iara Mastine buscando ajudar os pais no incentivo para seus filhos ao ato de ler. Segundo a profissional, introduzir as crianças no mundo da literatura por meio de obras que despertem o interesse e a curiosidade – como as do universo Disney – é uma excelente maneira de tornar a atividade prazerosa e engajante na vida delas.
Ainda, a especialista destaca a importância de cultivar essa prática: “A leitura não só amplia o vocabulário e melhora a compreensão de linguagem, mas também estimula a imaginação, desenvolve a empatia e fortalece os laços afetivos entre pais e filhos”, afirma Mastine. Para a neuropsicóloga, o apoio ativo e envolvimento dos responsáveis na jornada literária dos pequenos são elementos essenciais para consolidar uma rotina de leitura na vida deles.
Veja abaixo cinco dicas recomendadas pela especialista para introduzir a leitura no cotidiano das crianças:
1. Comece cedo e faça da leitura um ritual diário
Estabeleça um horário fixo para a leitura, como antes de dormir ou após as refeições. “A regularidade ajuda a criar uma rotina e faz com que a criança espere por esses momentos especiais, o que proporciona memórias afetivas e fortalece o vínculo familiar”, afirma Iara. Livros como 365 Histórias Para Dormir nas versões Contos Clássicos e Contos Princesas podem ser grandes aliados para os que gostam de ler antes de dormir.
2. Escolha livros adequados para a idade
Para uma primeira introdução, optar por livros com ilustrações vibrantes e textos curtos é essencial, atentando-se também à faixa etária da criança. “Na fase pré-escolar, por exemplo, livros de Procurando Nemo, O Rei Leão e Disney Princesa têm histórias simples e visualmente atraentes que são perfeitas para os pequenos iniciarem a vida literária”, explica a neuropsicóloga.
3. Interatividade é tudo!
Encoraje a criança a participar da leitura, fazendo perguntas sobre as ilustrações e pedindo para ela descrever os personagens e ações. A profissional ressalta ainda que livros pop-up e com texturas são ótimos para envolver os pequenos A Casa do Mickey Mouse: Contos para Brincar e Toy Story Livro + Miniaturas são ótimas opções de leitura interativa.
4. Relacione a História com a Vida Cotidiana
Depois da leitura, converse com a criança sobre os temas da história e como eles se relacionam com a vida real. “Isso pode ajudar a criança a entender melhor as lições e valores transmitidos pelos contos, além de estimular a compreensão do texto e o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas”, afirma Iara.
5. Incentive atividades relacionadas
Por fim, uma dica é para que os pais e responsáveis optem por livros que tragam atividades baseadas nas histórias lidas, como pinturas de desenho e jogos da memória. Essas práticas ajudam a reforçar a narrativa e permitem que a criança explore sua criatividade. Aqua Book Frozen 2 e Os Incríveis 2 – Meu Primeiro Livro Quebra-Cabeças são duas boas opções.