No início deste mês, Beau DeMayo estava passando por um período particularmente movimentado na Marvel Studios. O escritor-produtor e showrunner estava se preparando para o lançamento de X-Men ’97 , a série que chegará ao Disney+ como a continuação há muito aguardada do querido programa da Fox Kids dos anos 90. DeMayo já escreveu a série live-action Cavaleiro da Lua, bem como os primeiros rascunhos de Blade. Ele já havia concluído as tarefas de redação da segunda temporada de X-Men ’97 e estava fazendo planos para comparecer à estreia da série em 13 de março. Ele já estava até discutindo ideias vagas para uma terceira temporada com membros de sua equipe.
O que começou muito bem, acabou de forma inesperada. No início da semana passada, a Marvel e DeMayo seguiram caminhos distintos e o showrunner foi demitido na véspera do lançamento, que acontece amanhã. O e-mail corporativo de DeMayo já foi desativado e o elenco e a equipe foram informados de que ele não está mais no projeto. A conta de DeMayo no Instagram, que já foi fonte de atualizações dos X-Men, foi excluída. Nenhuma razão para a demissão foi dada e a Marvel não fez comentários. Os representantes de DeMayo não retornaram ligações para comentários e e-mails para o showrunner não obtiveram resposta (Via THR).
X-Men ’97 já está passando por uma mudança antes mesmo de começar. A estreia marcará o primeiro X-Men produzido pela Marvel Studios sob a bandeira Marvel Animation. Foi uma reviravolta surpreendente nos bastidores na véspera da estreia do seriado. Romper com escritores é uma parte normal da Marvel ou de qualquer estúdio. No entanto, é incomum que um showrunner importante em um projeto da Marvel perca uma estreia ou cancele os planos de imprensa no último minuto, mesmo que tenham sido deixados de lado.
A maioria das estreias da Marvel apresenta vários roteiristas andando no tapete vermelho. O estúdio anunciou a contratação de DeMayo em novembro de 2021 e na época a mudança foi recebida com certo entusiasmo, já que o roteirista trouxe sua identidade de homem negro gay para o projeto e fez questão de conversar com a imprensa sobre como crescer como o adotado filho de pais brancos com uma irmã coreana. Ele fez com que os personagens dos X-Men – e suas lutas pela aceitação pela sociedade – parecessem pessoais para ele.
Em maio de 2023, DeMayo anunciou que excluiria sua conta no Twitter, após ser atacado por usuários que acusavam X-Men ’97 de encobrir o personagem Mancha Solar com a escalação do ator brasileiro Gui Agustini para o papel.
X-Men ’97 continua a história de X-Men: The Animated Series, que foi exibida de 1992 a 97 e é creditada por apresentar os personagens mutantes a uma geração. Vários dubladores do programa original estarão retornando, com o fator nostalgia ajudando a impulsionar ainda mais o lançamento. DeMayo estava entre as crianças que cresceram assistindo ao show.