Desde o seu lançamento em agosto de 2014, o Stories Collective tem sido um farol de criatividade, conectando pessoas de todo o mundo por meio de histórias inspiradoras, fotografias marcantes e entrevistas envolventes. Agora, a plataforma multifacetada dedicada à arte, cultura e moda contemporâneas, orgulhosamente apresenta sua terceira edição.
O Stories Collective busca promover uma ponte entre o mundo físico e digital, publicando uma revista colecionável e realizando uma exposição em São Paulo, ambas ações gratuitas. A diretriz editorial da plataforma visa trazer visibilidade e inclusão para minorias, destacando artistas negros, mulheres, LGBTQIA+ e abordando temas como empreendedorismo, economia, indústria criativa e sustentabilidade.
Ao unir profissionais estabelecidos com jovens talentos, o Stories Collective promove uma plataforma de divulgação e apoio para todos. A publicação colecionável e a exposição contam com 11 editorias produzidas por equipes no Brasil e no mundo com diferentes criativos de diferentes áreas.
“A terceira edição do Stories Collective tem como base o tema da regeneração e sustentabilidade, explorando conceitos interconectados que buscam promover a harmonia entre os sistemas naturais e humanos, assegurando a continuidade e a prosperidade a longo prazo.”, comenta Gabriela Splendores, diretora criativa do projeto.
A capa da nova edição contará com as jovens modelos Gaia, Lara Spoth e Cintia Quintino, grandes promessas no mercado brasileiro. Os cenários naturais com imagens de diferentes habitats foram gerados por um sistema de inteligência artificial, que questiona como a inteligência artificial influencia nosso presente e causa impacto humano. Esta edição apresenta entrevistas exclusivas
com figuras notáveis da cena artística e cultural, incluindo Fernanda Simon, Suyane Ynaya, Sioduhi, Ateliê Mão de Mãe, Hanayrà Negreiros, RatoRoi, Joycelyn Longdon, Samela Sateré Mawé, Ale Santos, Natalia Luglio e Jackson Araujo. Suas perspectivas e insights enriquecem ainda mais o conteúdo editorial da plataforma.
Além disso, a editoria Fashion Futures apresenta oito marcas de moda nacional, que receberam apoio do Instituto C&A em algum momento de sua trajetória, foram selecionadas com base em seu propósito para receber um editorial exclusivo. Isso visa destacar o comprometimento de cada uma delas com a sustentabilidade, a rastreabilidade, o upcycling e a inclusão.
O projeto tem a direção criativa de Gabriela Splendore, fundadora da Stories Collective e da produtora cultural Cult Art, a edição executiva de Mariana Lourenço, a direção de arte de Ally Fukumoto e conta com a editora convidada Paula Jacob (ex-redatora chefe da Claudia). O patrocínio master do Instituto C&A e parceria da cerveja Blue Moon.
A exposição da terceira edição do Stories Collective estará aberta ao público de 15 a 20 de março de 2024, das 11h às 19h, na Plano Studio Galeria, em São Paulo. Composta por fotos e artes criativas envolvendo temas como empreendedorismo, economia, indústria criativa e sustentabilidade. Haverá uma instalação interativa onde os visitantes poderão contribuir para a construção de uma obra de arte no local. A entrada é gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de explorar as histórias, ideias e visões apresentadas pelo coletivo. A revista será distribuída gratuitamente nas principais bancas de São Paulo a partir de 14 de março.