O CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, confirmou que série de Harry Potter – há muito tempo planejada – tem previsão para estrear no serviço de streaming Max em 2026.
A data alvo anteriormente havia sido entre 2025 e 26.
“Não temos escondido nossa empolgação em torno de Harry Potter”, disse Zaslav. O executivo disse que ele e seus colegas se encontraram com a criadora de Potter, J.K. Rowling, em Londres algumas semanas atrás. “Ambos os lados estão entusiasmados em reacender esta franquia”, ele adicionou.
Sobre o que é a série de TV de Harry Potter?
Em seu evento de lançamentos e novidades realizado em abril de 2023, a Warner Bros. Discovery confirmou que uma nova era está chegando para os fãs de Harry Potter. A empresa anunciou uma série de TV baseada nos sete livros sobre o menino bruxo escritos por J.K. Rowling.
“Esta nova série Original Max mergulhará profundamente em cada um dos icônicos livros que os fãs continuaram a desfrutar por todos esses anos”, disse Casey Bloys, Presidente e CEO, Conteúdo HBO & Max sobre o projeto, que ele também assegurou aos fãs que seria “uma adaptação fiel”.
Informações iniciais indicavam que cada temporada da série focaria em um livro da série de livros Harry Potter, que consiste de sete volumes, mas Bloys disse que o projeto duraria “10 anos consecutivos”, o que pareceria desafiar a afirmação de 1 temporada/1 livro. Para aqueles que dizem que Animais Fantásticos poderia ser aproveitado para fornecer 10 temporadas ao longo de 10 anos, a liderança da WBD especificou durante o anúncio que Animais Fantásticos não faria parte da série.
Seja como for, Bloys prometeu que, à medida que a empresa embarca em sua nova aventura Harry Potter, “Fazemos isso com todo o cuidado e habilidade desta franquia”.
Quem está criando a série Harry Potter?
Levou um tempo, dado que o anúncio inicial foi em abril de 2023, mas nos últimos meses a Warner Bros. convidou um seleto grupo de criativos para apresentar ideias para o que a série poderia ser.
Martha Hillier, Kathleen Jordan, Tom Moran e Michael Lesslie estavam entre o grupo original que apresentou suas visões ao serviço de streaming e à Warner Bros. Television, disseram fontes. É uma mistura interessante de britânicos e americanos, a maioria dos quais tem alguma experiência trabalhando com produções para o streaming e muitos dos quais conduziram projetos no espaço de ficção científica/fantasia.
Ainda segundo as fontes, o grupo de escritores foi comissionado pelo Max para criar propostas para uma série refletindo sua visão sobre a produção. Entende-se que Rowling está envolvida neste processo de apresentação de propostas.
Mais recentemente, a Deadline divulgou a notícia de que a escritora de Succession, Francesca Gardiner, está entre os finalistas. Gardiner foi produtora consultora nas temporadas 3 e 4 da Succession da HBO. Antes de trabalhar na criação de Jesse Armstrong, ela foi produtora executiva da co-produção de fantasia da HBO e BBC His Dark Materials e foi co-produtora executiva de Killing Eve da AMC. Ela também escreveu para séries incluindo The Rook da Starz e The Man In The High Castle da Amazon.
Martha Hillier é uma escritora britânica que foi produtora executiva da série de fantasia da Netflix e BBC The Last Kingdom, bem como do filme derivado The Last Kingdom: Seven Kings Must Die.
No final de 2023, esperava-se que as principais escolhas avançassem para a próxima rodada no Reino Unido, potencialmente encontrando-se com a própria Rowling.
Quando a série Harry Potter será lançada?
Espera-se que a série vá ao ar em 2026, e dado que a Warner Bros. Discovery embarcou no ano passado em uma reformulação de alto perfil de seu serviço de streaming, até mesmo mudando seu nome de HBO Max para apenas Max, é uma aposta bastante boa que a empresa quer Harry Potter lançando seu feitiço sobre os espectadores em breve.
Assim como J.K. Rowling, cuja empresa de produção registrou uma queda de 74% nos lucros em 2022. Isso se recuperou um pouco depois que a versão teatral de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada provou ser um sucesso de público pós-pandemia. A autora recebeu um cheque de $10,5 milhões por isso em 2023.
O sucesso do projeto Harry Potter TV é vital para ambas as partes.
Quem está no elenco da série Harry Potter?
Até o momento, nenhum elenco foi anunciado, mas espera-se que isso mude assim que um escritor ou equipe de escritores for selecionado.
O que J.K. Rowling diz sobre a série de TV?
Rowling tem se mantido notavelmente quieta sobre o projeto, mas fontes dizem que ela está profundamente envolvida no processo de desenvolvimento e tem mantido reuniões regulares com a equipe da Warner Bros.
Ela recentemente tuittou: “Para todos que perguntaram, sim, há uma série de TV Harry Potter em andamento. Estou tão emocionada com o que está por vir. #HarryPotter”
No entanto, a autora não forneceu mais detalhes.
O que mais sabemos?
Além dos detalhes acima, não muito. A Warner Bros. Discovery tem mantido um perfil relativamente baixo sobre o projeto, sem dúvida para construir antecipação e garantir que tudo esteja perfeitamente alinhado antes do grande lançamento.
J.K. Rowling estará envolvida na nova série de TV de Harry Potter?
Sim. Um acordo para o envolvimento de J.K. Rowling na série foi o maior obstáculo em seu caminho para as telas: A autora tem controle criativo sobre qualquer exploração de sua obra. Esse acordo foi finalizado em 2023.
Rowling e seus longevos colaboradores Neil Blair e Ruth Kenley-Letts são produtores executivos, então espera-se que ela esteja envolvida na tomada de decisões da série. David Heyman, que desenvolveu os filmes, estava em conversas para fazer o mesmo. A Brontë Film and TV de Rowling está produzindo com a Warner Bros. Television.
“O compromisso da Max em preservar a integridade dos meus livros é importante para mim, e estou ansiosa para fazer parte desta nova adaptação que permitirá um grau de profundidade e detalhe apenas possível em uma série de televisão de longa duração,” disse Rowling em um comunicado.
Desde que a Warner lançou seu serviço de streaming, sempre houve o objetivo de explorar a maior franquia da Warner para streaming. O CEO da Warner Bros Discovery, David Zaslav, assumindo as rédeas após a fusão no ano passado, se encontrou com Rowling várias vezes no Reino Unido. Ele até se manifestou em apoio à autora, que tem estado envolvida em uma controvérsia contínua sobre seus comentários a respeito de questões transgênero. Questionado sobre o evento de streaming sobre essas controvérsias, Bloys se esquivou.
“Não, eu não acho que este seja o fórum [para discutir isso],” ele disse. “Essa é uma conversa muito online, muito matizada e complicada e não algo em que vamos entrar.”
“Nossa prioridade é o que está na tela,” Bloys continuou. “Obviamente, a história de Harry Potter é incrivelmente afirmativa e positiva e sobre amor e autoaceitação. Essa é nossa prioridade – o que está na tela.”
Quanto à proximidade da autora com a série, Bloys disse, “[Rowling] estará envolvida. Ela é uma produtora executiva do show. Seus insights vão ser úteis nisso.”
Quanto custará a produção da série?
“Você sabe que fazemos séries nesta escala com A Casa do Dragão e Game of Thrones,” disse Bloys. “Imagino que será nessa escala ou maior. A resposta mais curta é o que for necessário para fazer uma série de qualidade.”
Segundo reportagens do Deadline, A Casa do Dragão custou quase $200 milhões e foi objeto da maior campanha de marketing da HBO, avaliada em mais de $100M em gastos com mídia (isso é uma combinação de valor de espaço publicitário e dinheiro vivo desembolsado). Então, os fãs podem esperar um dispêndio similar para a série de Potter “ou maior,” de acordo com o chefe da HBO/Max, Bloys.
Haverá outros projetos relacionados a Harry Potter?
“Estamos livres para fazer o que quisermos,” disse Zaslav, antes de hesitar um pouco. “Algumas áreas precisamos fazer com J.K., outras áreas temos a total capacidade de avançar. Isso é um desdobramento completo no Max de Harry Potter. Ainda podemos desenvolver outras propriedades.”
Não está claro onde esses limites se encontram, mas é claro que a Warner Bros. Discovery gostaria de mais conteúdo sobre Harry Potter. Desde que assumiu o controle da empresa fusionada, Zaslav enfatizou várias vezes seu foco em franquias, com a exploração da propriedade intelectual de Harry Potter identificada como uma prioridade máxima.
Entendemos também que pode haver uma oportunidade para mais de um dos escritores mencionados acima estar envolvido e que o Max está aberto à possibilidade de desenvolver mais de uma ideia baseada em Harry Potter.
Há quanto tempo isso está sendo planejado?
O Max e sua então empresa-mãe WarnerMedia começaram a explorar uma potencial série de TV de Harry Potter alguns anos atrás. Naquela época, a Warner Bros. nomeou o presidente de conteúdo para crianças, jovens e adultos, Tom Ascheim, para gerenciar o Mundo Mágico e as franquias de Potter, que incluem parques temáticos, tours e a biblioteca teatral que arrecadou $9.1 bilhões, abrangendo os títulos de Harry Potter e os derivados de Animais Fantásticos. Sob essa configuração, Ascheim tornou-se o representante sênior da WarnerMedia em sua relação com Rowling e seus representantes, e as conversas exploratórias para uma série Max começaram.
Após a conclusão da aquisição pela Discovery há um ano, essa unidade foi desfeita e Ascheim deixou a empresa. No entanto, a importância da propriedade intelectual de Harry Potter só cresceu pós-fusão.
Zaslav falou sobre sua própria conexão pessoal com a série.
“Minha esposa e eu, lemos (os livros de Harry Potter) para cada um dos nossos três filhos,” disse Zaslav, desviando-se do script no anúncio do Max. “É realmente emocionante, por dez anos consecutivos, as pessoas verão Harry Potter na HBO; quero dizer, é realmente algo.”
Quais atores estão estrelando na série? Algum dos astros originais de Harry Potter estará de volta?
Haverá novos atores interpretando os personagens principais da série, mas ainda ninguém foi escalado. O presidente do grupo Warner Bros. TV, Channing Dungey, disse recentemente que a escalação ocorrerá após encontrarem um showrunner.
Quanto a isso, a Warner Bros. provavelmente está procurando escalar jovens atores, dado que estão avançando pelos livros de Rowling em ordem. “A parte complicada são os dois primeiros livros, onde as crianças são mais novas, por volta de 11 ou 12 anos”, disse Dungey sobre o processo de escalação.
“Estamos tentando ser muito discretos”, disse Bloys. “Não procuramos agências. Temos nosso próprio processo interno onde estamos pensando em pessoas, mas não queríamos nos expor ao mundo. Agora que a notícia está aí… começaremos a procurar no mercado.”
Quanto ao retorno de qualquer uma das estrelas da franquia de filmes – como Daniel Radcliffe, Emma Watson ou Rupert Grint – nunca diga nunca. Certamente seria um impulso de relações públicas para a série e, embora novos atores sejam escalados para os papéis principais, sempre há espaço para flashforwards ou a trama do multiverso atualmente na moda que poderia criar espaço para rostos mais familiares na série.
Mas Daniel Radcliffe disse que está bem em ficar de fora.
“Minha compreensão é que estão tentando começar do zero e tenho certeza de que quem estiver fazendo isso vai querer deixar sua própria marca e provavelmente não vai querer descobrir como fazer o Harry mais velho aparecer em algum lugar”, disse Radcliffe ao ComicBook. “Então, definitivamente não estou procurando isso de nenhuma maneira. Mas desejo a eles, obviamente, toda a sorte do mundo e estou muito animado para passar o bastão. Mas não acho que precisa de mim para passá-lo fisicamente.”
Outro participante de longa data da franquia que provavelmente não estará envolvido é David Yates, que dirigiu os últimos quatro filmes, Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e As Relíquias da Morte Parte Um e Dois (2010 e 2011). Além disso, Yates assumiu a trilogia de Animais Fantásticos. Ele diz que não houve conversa sobre seu envolvimento com a série. E parece que ele está bem com isso.
“Grande afeto e um grupo adorável de pessoas com quem trabalhei”, disse Yates. “Mas não tivemos uma conversa desde que terminamos.”
“Tem sido sobre ‘Vamos apenas deixar isso de lado, e terminar por um tempo'”, disse ele sobre a franquia. “Nunca diga nunca, eu diria, mas estou animado para seguir em frente”, disse ele.