O escritor e crítico literário estadunidense Edgar Allan Poe, ficou famoso por suas obras macabras cheias de mistérios e criatividade. Um fato pouco mencionado é que Edgar Allan Poe foi um dos grandes influenciadores do cinema nos estilos de suspense, drama e terror. Uma das obras mais famosas é O Corvo (1994), que deverá receber um reboot ainda em 2024, mas existem muitas outras que também impactaram as criações abraçadas por diversos grupos, mas inclusive os adeptos da subcultura gótica.
Maior parte dos contos do escritor viraram filmes, mesmo que sejam considerados relíquias, por sua vez, essas obras também influenciaram outros símbolos dentro da sétima arte, como, por exemplo, as que trabalham com temas relacionados a assombrações, animais místicos e outros que mexem com o imaginário dos telespectadores.
Listamos quatro filmes inspirados (ou criados) através da obra literária deixada por Edgar Allan Poe, seja para quem ama sessões antigas ou até para quem quer conhecer o gênero, mas não sabe por onde começar.
O Corvo (1994)
Prestes a receber um reboot, esta obra impactou a indústria do cinema porque o ator protagonista Brandon Lee, ainda em cena, foi assassinado durante às gravações. Na trama, o personagem se martiriza pela morte de sua amada e vive de forma obscura sua vida até que, em determinado momento, deve ser assassinado. O que não contavam é que o ator, Brandon Lee, receberia tiros de verdade – ao invés de balas fakes.
O Túmulo Sinistro (1964)
Uma das obras mais macabras escritas por Edgar, sem dúvida, foi O Túmulo Sinistro. Verden Fell (Vincent Price), protagonista, era um viúvo que mesmo após a morte da esposa, mantém a ideia fixa de que ela ainda vai voltar. Sente sua presa e tem pesadelos constantes enquanto não supera o luto.
Com o passar dos anos ele conhece outra mulher, e os dois se casam, mas a nova esposa também começa a ter sonhos, e, Verden entende como recados da falecida. É aí que o terror começa.
Obsessão Macabra (1962)
Emily Gault chega à mansão Carrell determinada a reacender um antigo relacionamento com Guy Carrell, apesar da desaprovação de sua irmã, Kate. Guy supera seu medo intenso de ser enterrado vivo por tempo suficiente para se casar com Emily, mas logo fica obcecado novamente, construindo uma cripta projetada para garantir que ele não será vítima de seu pesadelo mais temido. Tentando provar que foi curado de sua fobia, ele abre a tumba de seu pai e fica em estado de choque em um estado catatônico. Seus piores medos se concretizam quando ele é baixado à sepultura e coberto, aparentemente para nunca saber que a traição de alguém muito querido foi a responsável direta por sua situação.
The Black Cat (1934)
Durante sua lua de mel na Hungria, Joan e Peter Allison dividem uma cabine de comboio com o Dr. Vitus Werdegast, um cortês mas sofrido homem que está a regressar para as ruínas da cidade que defendeu antes de se tornar prisioneiro de guerra durante 15 anos.
Werdegast disse que está ali para visitar Hjalmar Poelzig, um velho amigo, mas na verdade é um acerto de contas. Após saírem do comboio para apanhar um autocarro, que durante uma tempestade sofre um acidente, o motorista morre e Joan fica ferida, assim os viajantes procuram abrigo na casa de Poelzig, que por ser engenheiro fez uma casa muito diferente.
Mas o que acontece dentro daquelas paredes é muito estranho e lá Werdegast vai extravasar sua fobia por gatos, descobrir o destino da sua mulher, sofrer pela sua filha Karen e jogar uma partida de xadrez para tentar salvar a vida de Joan.
Histórias Extraordinárias (1968)
Histórias Extraordinárias é uma coletânea de horror que ganhou popularidade no cinema por, além de dar arrepios, ter um elenco de peso.
No primeiro, “Metzengerstein”, uma nobre Condessa chamada Jane Fonda, de um distrito localizado em Frederique de Metzengerstein, se apaixona pelo primo Peter Fonda, mas não é correspondida. Isso gera uma série de problemas familiares e surge uma tragédia na família. Obsessões macabras surgem em alguns dos personagens e uma presença obscura começa a ganhar forma.
No conto “William Wilson”, o personagem principal William Wilson, interpretado por Alain Delon, comete vários crimes, inclusive contra uma mulher com quem joga cartas de tarot interpretada por Brigitte Bardot. O assassino ganha fama e mistérios não desvendados ganham atenção do público.
No último conto, “Toby Dammit” um personagem que vive um astro de cinema Toby Dammit, interpretado por Terence Stamp, é um viciado em álcool e drogas, com una vida conturbada, ele deseja ser aceito a qualquer custo pela mídia italiana. É aí que coisas estranhas começam acontecer.