Mavka: Aventura na Floresta I Crítica Mavka: Aventura na Floresta I Crítica

Mavka: Aventura na Floresta I Crítica

Divulgação

A animação Mavka: Aventura na Floresta, dos diretores Oleh Malamuzh (O Resgate da Princesa) e Oleksandra Ruban, chega na próxima quinta-feira, 26 de outubro, aos cinemas em cópias dubladas e legendadas com distribuição da A2 Filmes. O filme é vagamente baseado na peça de Lesya Ukrainka, de 1911.

As vastas florestas ucranianas são o lar de criaturas míticas que guardam fielmente seu reino sagrado, onde é encontrada a Árvore da Vida, que é o Coração da Floresta e sua fonte de poder. Muitos anos atrás, esse local de paz foi encontrado pelo dono da serraria de uma vila, que buscava uma cura para sua filha doente. O guardião da floresta, Lesh, deu a ele uma gota da Árvore da Vida, que seria o suficiente para salvar a bebê. Mas o homem voltou com um exército para tomar a floresta. A batalha se tornou um massacre, com todos os homens do exército e criaturas da floresta sendo dizimados. Lesh, então, fechou a entrada da floresta para garantir que nenhum humano botasse os pés lá novamente.

Já nos dias de hoje, os humanos supersticiosos morrem de medo dos monstros da floresta e só querem distância daquele lugar. Porém, um jovem músico chamado Lucas é enviado para a floresta por Kylina, a filha do falecido proprietário da serraria que deseja usar o poder da árvore para obter a juventude eterna. Lucas vai até lá na promessa de ganhar dinheiro para comprar remédios para seu tio Léo, que está doente, sem saber das reais intenções da herdeira.

Chegando lá, ele se depara com Mavka, a Alma da Floresta. Ela é conhecida por seu bom temperamento e por ser amiga de (quase) todas as criaturas que lá vivem. Apesar de ter sido ensinada a temer os humanos, Mavka acredita que Lucas não seja uma pessoa ruim, especialmente após ouvi-lo tocando sua flauta. A Alma da Floresta oferece uma gota da Árvore da Vida para que o rapaz possa curar seu tio. Ele promete que vai embora para não despertar a ira das outras criaturas da floresta, mas não sem antes tocar uma música como agradecimento. Conforme passam um tempo juntos, os sentimentos entre Mavka e Lucas só crescem.

Lesh anuncia que está na hora de escolherem um novo guardião, pois suas forças estão acabando. Todas as criaturas se reúnem na Árvore da Vida, inclusive Lucas usando um disfarce. Os espíritos supremos da natureza escolhem Mavka, o que gera revolta nas ninfas, que a consideram fraca e bondosa demais para a função. Lucas sai em defesa de sua nova amiga e acaba desmascarado. Ele acaba fugindo sem cumprir a promessa de tocar uma música para Mavka e só pensa em retornar para a floresta para passar mais um tempo com ela.

Kylina passa a ficar de olho em Lucas após seu retorno para a vila, pois imagina que ele não retornou de mãos vazias da floresta. Enquanto isso, Mavka sente saudade de seu novo amigo e resolve ir até a vila. Ela é então descoberta e Kylina vê nisso uma chance de usá-la para assumir o controle e roubar o Coração da Floresta. E assim, uma nova batalha entre humanos e criaturas da floresta é iniciada.

Mavka: Aventura na Floresta apresenta uma interpretação moderna dos antigos mitos eslavos. O filme traz muitos elementos da cultura ucraniana, desde as músicas e roupas, até as comidas e paisagens do país. As músicas que fazem parte da trilha sonora são canções tradicionais muito divertidas compostas por DakhaBrakha, um quarteto que inclusive é representado como a banda que Lucas faz parte. Canções mais pop interpretadas por Mavka e Lukas também aparecem ao longo da trama, apesar não de não terem força o suficiente para se tornarem grandes hits que as crianças irão ficar ouvindo repetidamente depois do filme, são agradáveis e fazem todo sentido na trama.

O figurino com belíssimas roupas típicas ucranianas foi criado pela estilista Olga Navrotska. As roupas são essenciais para mostrar que o filme trata de uma região específica e de uma cultura específica, elas levam ao mundo animado os bordados florais, coroas e guirlandas também com flores, os grandes colares e outros adereços. Quem destoa é Kyrina e sua trupe, eles usam os modelitos criados por Frol, que são muito mais fashionistas e vilanescos do que as roupas de camponeses do povo da vila. O figurino também serve para diferenciar os humanos das criaturas da floresta (que usam roupas). As ninfas da floresta tem figurinos incríveis, com tecidos fluidos que parecem reais e ao mesmo tempo remetem aos seus poderes.

Além de levar um pouco da cultura eslava para o mundo, o filme também mostra aos mais jovens o quão importante é cuidar da natureza, um assunto que aparentemente é atemporal, já que o filme se baseia em uma obra com mais de cem anos e ainda passamos pelos mesmos problemas de destruição das florestas até hoje, em várias partes do mundo.

Outro ponto que vale ressaltar é como o filme se utiliza dos vilões para condenar a vaidade excessiva e o egoísmo, em contrapartida dos mocinhos que são bondosos e superam adversidades por sua maneira mais amigável de viver a vida. É um clichê, mas quem não gosta de uma boa história de pessoas que são legais e que lutam para salvar quem eles amam?

Mavka: Aventura na Floresta é uma animação bonita, colorida, com boas mensagens e que certamente tem potencial para divertir as crianças e adultos.

 

3.5

Muito bom

Mavka: Aventura na Floresta é uma animação bonita, colorida, com boas mensagens e que leva um pouco da cultura eslava para o mundo. Vale a pena conferir na telona com a família toda!